quarta-feira, 10 de março de 2010

Jequié, 04 de março de 2010

Acabo de escutar um tremendo trovão. Minha tia Lourdes e minha mãe estão sentadas na sala. Todas duas em silêncio, tomando café que acabou de ser coado.
As folhas das árvores do quintal fazem bastante zuada com o vento forte e trazem um clima de temporal por vir.
Aqui na caatinga quando chove tem-se suas manias e ditados: "não pode ficar sem camisa quando está trovejando, menino!", "Desligue a TV por causa dos raios", "não ande descalço", "não pegue em metais", "coloque toalhas nos espelhos". Fui criado assim, com todas estas afirmações-preocupações.
Quando começava a chover sempre era a hora da correria. Cada um tinha a sua função , tudo como forma de precaução devido as goteiras no telhado que o vento junto com a chuva causava.  Ficávamos todos no banheiro (único lugar da casa que tinha laje) na esperança que a chuva se acalmasse.
Minha mãe ficava a rezar 'Salve Rainha' e sempre respeitávamos toda aquela fé na qual ela se apegava.
E não era que a chuva realmente passava?
A vida esconde estes mistérios difícieis de serem explicados.

Quando estávamos no banheiro sempre ficava imaginando coisas: como seria se a casa toda tivesse caído quando abríssemos a porta do banheiro?
Numa dessas chuvas torrenciais o muro do quintal caiu, o cachorro escapuliu e minha bicicleta ficou embaixo dos tijolos. Experimentei o sabor de uma perda.
As chuvas sempre foram responsáveis por fazer com que todos estivessem unidos num mesmo ideal: proteger-se.
O caos sempre leva a reflexão, de uma forma ou de outra.
Por isso sempre gostei de dias chuvosos com ventos e ameaças de tempestades.



3 comentários:

  1. belissimo texto alex! que saudades de quando nessa viagem que fiz pelo sertão eu ficava vendo as tempestades que chegavam pelo horizonte clareando a noite e riscando o céu.

    ResponderExcluir
  2. Me senti num sábado aqui em casa, raios trovões, relâmpagos e eu com saudade do sertão, da minha janela, do barulho da chuva no telhado e da sensação reconfortante das tempestades. Deu vontade de escrever sobre isso... rsrs

    ResponderExcluir